03 Set, 2013

1o Simpósio Brasileiro de Interpretação

03 Set, 2013

 

Amanhã começa, na USP, o 1o Simpósio Brasileiro de Interpretação, uma excelente oportunidade para nós intérpretes, estudantes e professores discutirmos as últimas tendências da nossa profissão, uma oportunidade única, visto que ainda são poucas as plataformas de debate exclusivas para a nossa área.

Idealizadora do encontro, Luciana Carvalho, da Vox, é uma das responsáveis pela organização do Simpósio. Ela coordena a mesa sobre a interpretação no Brasil no presente e aquece o debate em The Future of Interpreting, mesa em que veremos o que se espera para o futuro da profissão, assunto pertinente neste momento em que assistimos ao lançamento de tantas novas tecnologias, quem diria, até para tradução simultânea. Sim, pensávamos que os novos avanços não iriam além da Ci ou das ferramentas para tradução assistida, que nós intérpretes estaríamos imunes ao andar da ciência e garantiríamos nosso lugar ao sol apenas com cérebro e voz. Ledo engano: o software móvel para tradução em tempo real já é realidade, assim como sua versão para smartphone, atualmente em desenvolvimento pelo Google.

Veremos um pouco da história da interpretação no Brasil e teremos a oportunidade de ouvir e ver ao vivo nomes proeminentes que fizeram e fazem história em outros países, como Marianne Lederer, Franz Pochhacker e Daniel Gile.

Ouviremos também aqueles que se dedicam a estudar o nosso ofício, suas pesquisas, constatações e como todo esse estudo pode nos ser útil no dia a dia, em nossa preparação constante e busca pelo aperfeiçoamento como intérpretes.

Os desavisados poderão, enfim, entender porque não apenas o inglês precisa ser interpretado e verão que essa falta pode causar não só mal-entendidos como também crises diplomáticas. Lara Moammar vai mostrar que as diferenças entre português e espanhol vão além de presupuesto e embarazada. Não percam!

E, principalmente, será uma grande ocasião para encontrarmos aqueles que vemos pouco, ou só nos fóruns e listas. Para nós é um orgulho fazer parte deste acontecimento e ver tantos colegas e amigos atuantes compartilhando um pouquinho do muito que sabem e continuam aprendendo. Que seja o primeiro de muitos. Nos vemos lá!

«
»

Leave a comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado.